Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil começará no sábado

O Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza a campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite) no período de 8 a 28 de novembro. Neste ano, a campanha terá dois momentos de maior mobilização, com um dia “D” em 8 de novembro e outro no dia 22. O slogan da campanha é “Vem pra turma da vacinação”.
A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos. No Rio Grande do Norte, esta faixa etária representa 214.034 crianças e a meta é vacinar 95% deste público. Já a campanha contra o sarampo é voltada para a população de 12 meses a menores de cinco anos. A meta é que 95% do total de 190.497 crianças nesta faixa etária sejam imunizadas com a vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e rubéola.
Segundo a coordenadora do programa estadual, Francisca Santos, as doses já estão sendo distribuídas e até o sábado (8) todas as unidades do Estado estejam abastecidas. “É importante que os municípios acompanhem a proposta do Programa Nacional de Imunização de realizar dois dias de mobilização”. A coordenação estadual orienta também que todos os municípios mantenham unidades de saúde com salas de vacina disponíveis para a população nos dias de mobilização dia “D”, no horário das 8h às 17h, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Ela alerta para a importância da vacinação contra o sarampo devido à situação enfrentada em alguns estados do Nordeste. “De 2013 para 2014 os estados de Pernambuco e Ceará apresentaram surtos de sarampo, sendo que este último encontra-se com surto da doença. Devemos lembrar também da importância da vacina contra a poliomielite, essencial para mantermos a condição da doença erradicada no Brasil”.
A Sesap vai disponibilizar a Vacina Oral Poliomielite (VOP), em gotas, e também a Vacina Inativada Poliomielite (VOIP), na forma injetável, para as situações específicas a serem analisadas pelos profissionais das salas de vacina.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*