UFRN investe em Empresas Jr

Empresa jr do curso de Engenharia de Aquicultura.

Como atuar no mercado de trabalho? De que forma é possível empreender para conquistar o próprio negócio? É na busca de respostas para esses questionamentos que surgem as iniciativas e Empresas Juniores (EJs). De acordo com dados da RN Júnior (Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte), existem no estado cerca de 34 iniciativas empreendedoras, destas, 23 estão vinculadas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seus diversos cursos.

Empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos, constituídas através de um estatuto registrado no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas. Compõem-se por alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país, buscando formar profissionais capacitados e comprometidos.

Um exemplo que pode ilustrar como há campo para a atuação das EJs é o da SEA Jr – Serviços em Engenharia Aquícola. A SEA Jr é uma associação civil sem fins econômicos, constituída exclusivamente por alunos de graduação do curso de Engenharia de Aquicultura do Centro de Biociências da UFRN. Existe legalmente desde 13 de agosto de 2013. A empresa tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos integrantes, através da vivência empresarial. Atualmente a empresa já presta serviço para uma grande empresa de ostras do Estado, oferecendo os serviços técnicos e de pesquisa.

Para mais informações sobre a SEA Jr, basta acessar o site http://seajr.com.br/

História das EJs na UFRN

A primeira empresa júnior do Rio Grande do Norte foi a ADMConsult, criada em 1991 exclusivamente por alunos do curso de Administração da UFRN para a realização de serviços de consultoria. Desde então, o número de EJs se multiplicou, o que levou a Universidade Federal a criar a Resolução Nº 161/2008-CONSEPE, que regulamenta o funcionamento e cria a Central de Empresas Juniores (CEJr).

A CEJr é vinculada à Coordenação de Apoio às Iniciativas Empreendedoras da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e congrega os representantes das EJs com a participação dos coordenadores de Iniciativas Empreendedoras e do Núcleo de Inovação Tecnológica. O objetivo é apoiar as empresas dando todo o suporte logístico e financeiro necessários, credenciá-las por meio de certidão e representá-las junto às demais EJs do Brasil.

A Universidade Federal possui EJs em todos os seus Centros Acadêmicos, são elas: ADM Consult (Administração), 4Soft (Engenharia de Software), Apta Consultoria Jr (Psicologia), Consej (Direito), CTJ (Engenharia Têxtil), Doc. Ctrl (Biblioteconomia), Ecosin (Ecologia), Eject (Ciência e Tecnologia), Geologus Jr (Geologia), Nuteq (Engenharia Química), Produtiva Júnior (Engenharia de Produção), Universitur (Turismo), Cursinho DCE, Sigma Consultoria (Estatística), 59 Mil (Publicidade), Caroá Design (Design), Contabili Júnior (Ciências Contábeis) e Start (Tecnologia da Informação) e a mais nova a SEA Jr (Engenharia de Aquicultura).

Atenciosamente,

Marcos Neruber

Jornalista/UFRN – Centro de Biociências

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*