UFRN concede dois títulos de Professor Emérito no próximo dia 16/05

 

Por Marcos Neruber

Ascom/CB-UFRN

 

Os professores Maria Emília Yamamoto e Oswaldo Hajime Yamamoto recebem, no próximo dia 16 de maio, o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante a Assembleia Universitária, marcada para às 16h, no auditório Otto de Brito Guerra.

A distinção à professora Maria Emília foi concedida de forma unânime pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFRN durante reunião extraordinária, no dia 24 de novembro de 2015. Na oportunidade, a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, lembrou que, durante o período em que foi diretora do Centro de Biociências (CB), a professora Maria Emília convidou pesquisadores internacionais e da Universidade de São Paulo (USP), cuja contribuição foi de grande importância para o CB. Um exemplo disto foi a implantação da colônia de saguis, base voltada para o estudo do comportamento animal.

Fazendo coro ao discurso, o conselheiro Jorge Tarcísio da Rocha Falcão acrescentou que a professora Emília “também deve ser considerada uma das mães da Psicologia evolucionista brasileira. A contribuição da professora tem impacto não apenas pela riqueza do curriculum lattes, mas sobretudo, pelo caráter histórico mensurado em todo domínio da Psicologia”.

A educadora Maria Emília Yamamoto possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado (1984) e doutorado (1990) em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Reading, na Inglaterra. É professora titular da UFRN. Tem experiência nas áreas de Comportamento Animal, no estudo de primatas e peixes, e de Psicologia Evolucionista. Foi coordenadora do Projeto do Instituto do Milênio em Psicologia Evolucionista de 2005 a 2009. A concessão do título de Professora Emérita à Maria Emília Yamamoto foi oficializada através da Resolução 24/2015.

Já o professor Oswaldo Hajime Yamamoto foi condecorado com a distinção de Professor Emérito durante reunião ordinária do Consuni no dia 30 de junho de 2015. O relator da proposição, José Ivonildo Rêgo, destacou três iniciativas empreendidas pelo professor Osvaldo: a fundação do grupo de pesquisas Marxismo e Educação, que até hoje se constitui como uma referência nos estudos sobre psicologia e políticas sociais; a formação do Programa de Pós-graduação em Psicologia, o qual vem se mantendo com conceito 5, desde a avaliação do triênio 2001-2003; e a participação na criação, pela UFRN, da revista Estudos de Psicologia – avaliada como A2 Qualis/Capes –  em que foi o primeiro editor, de 1996 a 2003.

O conselheiro João Emanuel Evangelista de Oliveira, sucessor de Oswaldo Yamamoto no comando da Pró-reitoria de Planejamento, registrou a dimensão política da atuação do professor Oswaldo, ao salientar que sua trajetória não poderia estar dissociada da luta pela redemocratização da sociedade brasileira e da universidade, com um papel de liderança marcante na construção da Adurn e na discussão das reestruturação da Instituição.

Oswaldo Hajime Yamamoto é professor titular da UFRN, instituição na qual está vinculado desde 1979,  como coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN e pesquisador 1B do CNPq. Foi representante da área da Psicologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2005-2008), membro do Conselho Técnico Científico da Capes (2005-2008) e é, atualmente, membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia do CNPq (2009-2012). Possui uma ampla experiência nas áreas de Psicologia e Educação, investigando temas relacionados às políticas sociais e à prática do psicólogo, e ao pensamento marxiano e à prática da educação. A concessão do título de Professor Emérito à Oswaldo Hajime Yamamoto foi oficializada através da Resolução 13/2015.

Professor Emérito

O título de Professor Emérito é concedido a professores da Universidade que consigam altas distinções por sua atuação na área de ensino, pesquisa ou extensão.

 

Cordialmente,

Assessor de Imprensa

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*