O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sorteia no próximo  sábado (1º de outubro) as urnas que serão utilizadas na votação paralela das Eleições 2016. A  seleção acontece a partir das 9h no Plenário do Tribunal – localizado na Praça André  de Albuquerque, 534, Centro, Natal – com a presença de representantes dos partidos políticos.

Esse procedimento consiste em uma estratégia para verificar o funcionamento das urnas eletrônicas e garantir mais transparência aos procedimentos adotados pela  Justiça Eleitoral. Serão sorteadas três urnas: uma de Natal e duas do interior, para  uma votação simulada que será feita no dia 2 de outubro, em paralelo com a votação oficial.

Para isso, foram enviados aos partidos políticos cédulas e papel com números de candidatos, votos nulos, votos de legenda e votos em branco para o  preenchimento. Os votos destas cédulas serão digitados nas urnas eletrônicas para,  às 17h, a Comissão de Auditoria conferir se os votos do Boletim Eletrônico de Urna  (BU) correspondem exatamente aos votos manuais.

No domingo, a votação paralela será realizada na Universidade Potiguar (UNP), em unidade localizada na Av. Nascimento de Castro, 1597, Bairro Dix-Sept Rosado, Natal/RN. O  processo de auditoria será repetido caso haja segundo turno.