Tecnologia chega as salas de aula das escolas municipais de Natal

Modernas e interativas lousas digitais vão “aposentar” o tradicional quadro usado pelos professores em 220 salas de aula nas 72 escolas do município de Natal. Comprados pela Secretaria Municipal de Educação, os equipamentos já chegaram e falta apenas a instalados nas unidades.

Por meio de um pregão eletrônico, a SME fará a contratação da empresa responsável pela instalação e capacitação dos professores para que eles possam dominar a nova ferramenta de trabalho. Os 220 equipamentos custaram à SME um total de R$927.110 e devem começar a ser  utilizados em setembro, segundo estimativa da secretária, Justina Iva.

justina

De acordo com ela, todas as escolas receberão lousas digitais, mas, por enquanto, só algumas salas contarão com a novidade. “As escolas menores receberão no mínimo duas lousas, e as maiores, quatro lousas”, afirma.

A intenção– complementa Justina – é ampliar o investimento para que, futuramente, todas as salas de aula das escolas da rede municipal de ensino de Natal tenham a tecnologia. Das 220 lousas, 105 são de 64 polegadas, 50 são de 78′ e 20, de 89′.

A lousa digital é um recurso que vem revolucionando o ensino-aprendizado. Trata-se praticamente de um computador, mas com uma tela de grandes proporções.

“A lousa é como um computador multimídia, com internet e outros recursos, o que permite vários tipos de estudos. Os alunos podem ver os órgãos do corpo humano em 3D, acessar o Google Maps e jogos educativos, conhecer o Coliseu, as pirâmides do Egito, fazer estudo do relevo em três dimensões. As possibilidades são ilimitadas com o uso do equipamento, que eu vejo como um potencializador de recursos pedagógicos”, diz Justina Iva.

Com a tecnologia sendo utilizada na sala de aula, a secretária não tem dúvidas de que professores e alunos terão um estímulo maior. “A interatividade torna tudo muito mais interessante e estimulante, permite a criação de coisas antes inconcebíveis”, aponta. Segundo ela, entre as escolas públicas de ensino fundamental, as de Natal serão as primeiras a ter lousas digitais.

TN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*