Segunda dose da vacina contra o HPV deverá ser iniciada próximo dia 10

vacina

Começou ontem, em todo o Brasil, a imunização com a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Em Mossoró, a ação deverá começar no próximo dia 10, tendo em vista que a primeira dose começou a ser aplicada na cidade no último dia 10 de março.
O público-alvo da vacinação são meninas com idade entre 11 e 13 anos e que já tenham recebido a primeira dose. De acordo com Norma Senna, coordenadora do programa de vacinação em Mossoró, cerca de seis mil adolescentes foram imunizadas na última campanha.
O Ministério da Saúde estima que mais de 4,3 milhões de meninas receberam a primeira dose em todo o país e reforça a importância de tomar a segunda dose como garantia de proteção contra o vírus que é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto.
A coordenadora Norma Senna informa que as adolescentes deverão procurar a mesma unidade de saúde na qual tomaram a primeira dose para repetir o procedimento, mas quem não tomou ainda a vacina deve procurar também uma UBS para tomar a primeira dose.
Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O Ministério da Saúde reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.

 

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*