Projeto da UFRN realiza ações médicas com comunidade quilombola

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta sexta-feira, 9, às 18h, no Centro de Biociências (CB), a primeira edição do Projeto Acauã. O evento tem como tema a “Abordagem Multiprofissional para Promoção da Saúde de Crianças Quilombolas”.

A iniciativa tem como objetivo a realização de um fórum para discutir temas como as doenças mais prevalentes da infância na Comunidade de Acauã, as implicações da negligência infantil, a importância da boa higiene bucal no desenvolvimento, os desafios inerentes às comunidades vulneráveis, com ênfase nas comunidades quilombolas e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

O evento contará com a presença da pediatra Nadja Dantas, da doutora Nancy Baumgartner, médica de família e comunidade, da odontóloga Lucyana Ramalho e da doutora Eufrásia Ribeiro subcoordenadora de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) e do comitê de Saúde da População Negra e Quilombola do RN.

“O fórum servirá como uma capacitação para os estudantes ou profissionais que queiram participar da ação do dia 11, em Acauã, a fim de que dessa forma conheçam sobre a realidade dessa população e saibam mais sobre o que iremos realizar no dia”, disse Mirella Cristina, organizadora do evento.

Na programação do domingo, dia 11, na comunidade quilombola de Acauã, em Macaíba, haverá uma comemoração ao Dia das Crianças, por meio da promoção de atividades de autocuidado e melhoria das  noções de higiene por meio de atividades lúdicas com famílias da comunidade. Após a ação será feita uma palestra simplificada com as mães da comunidade e por fim, a prestação de serviços de atendimento médico e odontológico.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS/UFRN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*