Programa de Pós-graduação da UFRN completa 30 anos com avaliação positiva

pos

O Programa de Pós-graduação em Psicobiologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN) tem como objetivo capacitar biólogos, psicólogos e profissionais de áreas afins ao exercício da docência e da pesquisa, com ênfase no comportamento animal e suas bases biológicas, dentro de uma perspectiva multidisciplinar.

O Programa é um dos pioneiros na UFRN e no Estado do Rio Grande do Norte, sendo o único nesta área na região nordeste do país. Neste ano o programa completa 30 anos de existência (mestrado 30 anos e doutorado 17 anos). O PPg em Psicobiologia é coordenado pela Prof. Dra. Fívia de Araújo Lopes e  pela Prof. Dra. Ana Carolina Luchiari,  onde têm cada vez mais se tornado referência, sobretudo com o funcionamento do doutorado, registrando uma crescente procura por parte de pessoal oriundo de outros programas e outras áreas do conhecimento.

Ao longo da consolidação do Programa houve uma progressiva mudança de enfoque fazendo com que os trabalhos fossem direcionados ao estudo do comportamento animal, dando ênfase à utilização do sagui como animal experimental. Essa tendência era reforçada pela insistente sugestão de vários consultores, que viam o emprego do sagui como um diferencial com relação aos demais grupos de pesquisa na área no Brasil. A maior ênfase no estudo do comportamento animal teve como consequência a utilização de outras espécies animais, iniciada a partir de 1997, levando a que animais como peixes, cetáceos, insetos e roedores, como também seres humanos, passassem a ser alvos de interesse dos estudos do grupo.

Uma vez que o PPg em Psicobiologia pertence, em essência, a uma área básica, a ênfase é na pesquisa e na produção acadêmica, e este grupo tem se distinguido pela qualidade de sua produção, com destaque na publicação em periódicos internacionais. Isto os tornou conhecidos internacionalmente e, principalmente no que diz respeito à área de primatas, na qual o Programa tem maior tradição, é referência internacional. Apesar da ênfase em pesquisa, também são realizados trabalhos de extensão junto à comunidade mais ampla, e hoje tem vários programas que vão de educação ambiental à formação de professores, passando pela divulgação científica. Estas atividades tanto ocorrem na cidade do Natal como nos locais onde os professores e alunos coletam dados, sobretudo no interior do Estado do RN.

Desde os anos 90, o Programa tinha apenas uma área de concentração – Estudos do Comportamento. O amadurecimento e consolidação dos grupos motivaram uma reformulação de áreas de concentração e disciplinas que entrou em vigor desde o ano de 2004. Com esta reforma foi aberta uma segunda área de concentração – Psicologia Fisiológica – agrupando os pesquisadores de Cronobiologia, Endocrinologia Comportamental e Psicobiologia dos Processos Cognitivos, que vêm apoiando fortemente seus trabalhos em dados fisiológicos, o que traz a necessidade de uma formação que enfatize estes aspectos.

As duas áreas de concentração agrupam onze linhas de pesquisa (Abordagem Evolutiva do Comportamento Humano, Análise Comportamental da Cognição Animal, Comportamento Social e Ecologia, Comunicação Animal e Ecologia Sensorial, Ecologia Comportamental de Peixes, Endocrinologia Comportamental, Estratégias Reprodutivas de Peixes Marinhos de Valor Comercial de Águas Costeiras do Rio Grande do Norte, Psicobiologia dos Processo Cognitivos, Psicofarmacologia, Ritmos Biológicos e Comportamento) com pesquisadores em plena atividade, reunindo um número expressivo de alunos de graduação, muitos deles bolsistas de IC, além dos alunos de Mestrado e Doutorado.

Na última avaliação trienal, realizada pela CAPES, todo o empenho e qualificação dos envolvidos no programa foram reconhecidos, culminando com a ascensão do mesmo para o 6, atestando a qualidade desse programa no cenário da pós-graduação Brasileira.

MARCOS NERUBER
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Biociências
Campus Universitário, BR 101 – Lagoa Nova
Cep.: 59.078-970 – Natal – RN
Contato: (84) 98797-3356
Direção: Prof. Graco Aurélio Câmara de Melo Viana
Vice-Direção: Prof. Jeferson de Souza Cavalcante

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*