Professores da rede pública de Natal suspendem greve por 90 dias

Retorno das atividades acontece na manhã desta quarta-feira (21). Educadores deflagraram greve em abril por ajustes na jornada de trabalho.

Educadores da rede pública de Natal decidiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (20), suspender por um período de 90 dias a greve deflagrada pela categoria. O retorno das atividades deve acontecer na manhã desta quarta-feira (21) com a retomada das aulas paralisadas desde o dia 7 de abril.

Segundo José Teixeira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), a volta ao trabalho se dá em razão de um acordo firmado entre a categoria e a Secretaria Municipal de Educação após a mediação do Tribunal de Justiça.

O Sinte cobra um jornada de 13 horas/aula, mais 7 horas para planejamento de atividades, para professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Hoje, os docentes estão trabalhando 16 horas/aula com 4 horas reservadas para o planejamento. “Para os educadores infantis, de creches e pré-escolas com crianças até 5 anos, exigimos o cumprimento de 2/3 do período para a docência e 1/3 para o planejamento das atividades, que dá uma jornada de 30 horas. Hoje, os educadores trabalham de 7h às 12h sem direito a um dia para fazer um planejamento adequado”, acrescenta Teixeira.

Ainda de acordo com o Sinte, ao longo destes 90 dias de suspensão devem ser realizadas 12 reuniões com o objetivo de alcançar um texto final sobre a lei de unificação das carreiras dos educadores da rede municipal de Natal. “Se não avançarmos, a greve será retomada”, ressalta o coordenador.

Sinte-RN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*