Primeira semana da Vacinação contra a gripe tem baixa procura

Cerca de 6,5 mil pessoas foram imunizadas na primeira semana da Campanha de Vacinação contra gripe em Mossoró, é o que aponta o primeiro boletim da Secretaria Municipal de Saúde. O número equivale a 11% do público-alvo da campanha no município, aproximadamente 61.556 pessoas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Mossoró, esse número foi elevado no Dia D da campanha, realizado no último sábado, 9, em todo o Brasil, e que em Mossoró contou com 43 postos abertos para a vacinação deste grupo prioritário.

“Nesta primeira semana tivemos uma procura maior no Dia D da campanha, que foi realizada no sábado. Durante a semana a procura tem sido baixa. Nós esperamos uma participação maior do público-alvo”, diz a assessoria.

Até agora no município, o grupo com o maior percentual de cobertura vacinal são as puérperas, mulheres no pós-parto, com 25%, seguido pelas gestantes, com 18%, crianças de 6 meses a 5 anos, com 15%, e os trabalhadores da saúde, com 9%. Já em relação a cobertura no estado as puérperas responde por 28,37%, seguido das gestantes com 23,50% e das crianças com 22,19%.

O percentual apresentado na cidade está abaixo do que foi verificado em todo o Rio Grande do Norte. Segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira, 11, pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), até o final da manhã desta segunda-feira (11) o estado do Rio Grande do Norte já atingiu um percentual de 18,68% de cobertura vacinal contra a gripe, com um total de 124.526 doses aplicadas.

A meta em Mossoró é vacinar 49.224 pessoas e no estado 768.714 de pessoas, o que corresponde a 80%.

A Sesap informa que os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, e estão sendo monitorados constantemente pela equipe da Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2015 começou no último dia 4 de maio, em todo o país, e seguirá até 22 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, o que representa aproximadamente 768.714 de pessoas no Rio Grande do Norte.

Foto: Carlos Costa

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*