Previsão de Chuvas para o RN: Novo sistema no oceano atinge litoral do Nordeste

WP_20140418_007 [640x480]

De acordo com análise da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as águas mais quentes do que o normal no oceano Atlântico, próximo do litoral leste do Nordeste, associadas à presença de Sistemas de Instabilidades de Origem Oceânica, favorecem a formação de chuvas de forte intensidade sobre a faixa litorânea leste do Nordeste.

As chuvas deverão continuar ocorrendo da forma como acontece desde o início da madrugada e continuarão pelo menos durante as próximas 12 horas, uma vez que esses tipos de sistemas meteorológicos têm esse comportamento, de produzir chuvas fortes durante as primeiras oito horas de atuação, com deslocamento para o interior, apresentando assim, enfraquecimento do sistema.

Na análise das imagens de satélite, observa-se que sobre o oceano Atlântico na latitude de Natal, existe outra formação de instabilidade de origem oceânica com deslocamento em direção ao continente, com previsão de atingir o leste do Nordeste nas próximas 48 horas. A imagem do radar do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Ambientais (CEMADEN) mostra o sistema atuando sobre as regiões Leste e Agreste dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação

– Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*