Prefeitura e Unicef reforçam política social da infância em Guamaré

DSC09829 [640x480]

O trabalho de Assistência Social na cidade de Guamaré está recebendo atenção especial durante esta semana pela Prefeitura municipal. Na noite desta terça-feira (26) ocorreu a abertura oficial da Semana do Bebê, na Câmara Municipal de Guamaré. A Semana é um projeto de orientação e conscientização do poder público e da sociedade civil quanto aos cuidados necessários com a primeira infância. As ações da Semana do Bebê são voltadas para crianças de 0 a 8 anos.

DSC07580 [640x480]

Desde a segunda-feira (25) a prefeitura tem realizado eventos alusivos à Semana, como alvorada com participação da orquestra filarmônica da cidade, café da manhã, desfile do bebê, entre outras manifestações que objetivaram trabalhar a atenção voltada para o bem-estar das crianças.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Guamaré, Marisa Rodrigues, essa é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que incentiva os prefeitos do Brasil a atuarem com ações estratégicas de mobilização social em prol da primeira infância. Como fruto dessa iniciativa, o prefeito de Guamaré, Hélio Miranda (PMDB) estabeleceu a Lei 609/2013, que institui a Semana do Bebê. “O prefeito instituiu essa lei, para que essa Semana passe a ser realizada todos os anos. Esse ano nós estamos realizando nessa semana, mas nos próximos realizaremos na semana da criança”, afirmou a secretária.

DSC09628 [640x480]

A programação de abertura, na Câmara Municipal de Guamaré, contou com apresentações culturais e a participação de vereadores, secretários, estudantes e professores. A representante do Unicef no Rio Grande do Norte, Tati Andrade, também participou da solenidade. Na ocasião, o prefeito Hélio Miranda procedeu com a leitura da Lei 609/2013 que instituiu a Semana do Bebê em Guamaré.

Em seu pronunciamento o prefeito Hélio destacou a importância do projeto para benefício das crianças. “A Semana do Bebê é um passo importante no exercício das políticas públicas para o desenvolvimento de nossas crianças, que contam hoje com nossos Centros de Educação Infantil. Reafirmo que durante minha gestão todas as crianças do município serão sempre prioridade. A I Semana do Bebê mostra o quanto estamos preocupados com o futuro de Guamaré”, destaca.

A Semana do Bebê estende-se até o próximo domingo (1º). Durante o período serão realizadas palestras para gestantes, visita a hospital para conhecimento da instituição onde ocorrerá o parto, atividades voltadas para crianças, como jogos infantis e atividades lúdicas, bate-papo em rádios de Guamaré com especialistas falando sobre alimentação saudável na gravidez, perigo das drogas na gestação, entre outras atividades.

Investimentos

Guamaré é uma das únicas cidades do Estado que garante 8% dos recursos da arrecadação da Prefeitura para a Assistência Social da população. Uma das consequências desse investimento foi a entrega, no último dia 20, do prêmio Responsabilidade Social à secretaria de Assistência Social da cidade. A solenidade premiou os 50 melhores secretários de Assistência Social do Brasil.

Segundo a secretária Marisa Rodrigues, Guamaré está com índice 9 em uma escala de avaliação que vai de 0 a 10 feita pelo Instituto Premium Brasil, que realizou o levantamento que premiou as melhores secretarias do país na Costa do Sauipe, na Bahia.

assessoria de Impresa

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*