PREFEITURA DE GUAMARÉ ABRE PROCESSO DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA USINA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR

 11714419_1012762032091172_2097533200_n

A prefeitura de Guamaré abriu processo de concorrência publica para contratação de empresa especializada em projeto e construção de uma unidade de uma usina de dessalinização de água do mar. O aviso de Concorrência Pública de Nº 006/2015, já publicado no Diário Oficial do Município no dia 09 de julho de 2015.

A usina de dessalinização a ser implantado no município de Guamaré será capaz de produzir 1.500 M³de água doce por dia, isso representa o consumo diário para uma população de 15mil habitantes segundo parâmetros da ONU.

A usina dessalinizadora de Guamaré será executada já com a disposição de possível ampliação futura visando o crescimento da população do município. A água produzida na usina de dessalinização será lançada direto na rede de abastecimento já existente no município, e com todos os produtos químicos necessários para torna-la potável e pronta para o consumo.

“Não podemos mais depender somente dos atuais recursos hídricos. A construção dessa usina vai uma obra estratégica para o município, pois nos dias atuais precisamos procurar alternativas modernas e relação ao uso da água”. Disse o prefeito de Guamaré, Hélio Miranda.

“Além de ser uma obra essencial para o município, estamos tendo a preocupação para minimizar todos os impactos ambientais”, enfatizou o prefeito.

O investimento na usina com recursos próprios da prefeitura, é fruto de um planejamento, que o prefeito vem fazendo ao longo da sua gestão e tem como meta priorizar de fornecimento de água para todos.

COMO FUNCIONA

O sistema de dessalinização de água do mar por osmose reversa basicamente consiste na captação da água do oceano através de sucção e levada a bombas de alta pressão, em que é previamente clarificada e pressurizada, para um conjunto de tubos compostos por membrana semipermeável, que separa o sal da água.

No sistema que será implantado no município de Guamaré também terá um processo sistematizado de recuperação de energia, que trabalha juntamente com o sistema de bombas, reutilizando parte do rejeito proveniente da dessalinização para economizar a energia elétrica consumida na usina.

 

Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*