Prefeito em busca do selo UNICEF

altAkjjmUHo1C0JqtVmN0RfgBYygSgcVtB7-jrzJD9Eqx1j [640x480]A prefeitura de Guamaré, através da secretaria de Ação Social e da Comissão Intersetorial do selo UNICEF Guamaré, realizou neste sábado (07/06), a 1ª Formação preparatória para criação do NUCA (Núcleo de cidadania adolescente).

altAnfBfVTnyO5oAcTMjLaI7-gU-IyzvIpb_Fj5xD9pBv5x [640x480]

O evento foi realizado pelo GT1 (Grupo de Trabalho 1), no balneário de Lagoa Doce, e contou com a presença de mais de 90 adolescentes das comunidades do município, com a participação de diversos representantes de grupos religiosos e culturais.

altAiZkG6zea1OU93dQkjeJootfja1QCWXoH5K6Ik6hUjCX [640x480]

Estiveram presentes no evento o prefeito Hélio, a secretária de Ação Social Marisa Rodrigues, a secretária de Educação Iracema, o secretario de Indústria e Comércio Mário de Lucila e toda equipe de trabalho da comissão intersetorial.

altAtXpynjXmJaMhqJKir4GWju5pnm5YuTjZtIBch_yUqy9 [640x480]

A coordenadora do selo, Rita Anjos e secretária Marisa Rodrigues, articuladora do Selo UNICEF Guamaré, fizeram a abertura explicando o objetivo do Fórum para os jovens. Rita ressaltou dizendo que o trabalho que envolve a metodologia do selo está sendo realizado em conjunto com todas as secretarias do município.

altArK3s7lypGUmbzESCMpA-iSN0U7zVkDT68GM7lCJCuNl [640x480]

Marisa enfatizou a importância da participação dos jovens na discussão as políticas públicas e dos processos do NUCA em Guamaré.

“O dia de hoje representa as mudanças que o município de Guamaré necessita. Os nossos jovens serão os orientadores das políticas públicas para o atual e futuros gestores” Disse Marisa.

Marisa falou do empenho do prefeito Hélio e da sua participação, dizendo que o prefeito é um gestor preocupado com a implantação das políticas públicas para atender as crianças e os adolescentes do município.

O que é ser adolescente em Guamaré?

Foram realizadas as dinâmicas de avaliação com a participação dos adolescentes divididos em grupos por cores com tema de discussão, “O que é ser adolescente em Guamaré?”.

A dinâmica produziu um plano de ação que serviu para selecionar 15 alunos que participarão do fórum comunitário que será realizado no dia 27 de junho em Guamaré.

A coordenadora do selo, Rita Anjos e professor e conselheiro tutelar Adelson (que por unanimidade foi escolhido o moderador do NUCA) ,apresentaram e discutiram com os jovens o que é o selo Unicef e objetivos do milênio.

“É muito importante o papel dos jovens em ajudar na construção dos objetivos para conquista do selo” Disse Rita Anjos

Rita explicou que o processo do selo atinge cerca de 126 municípios, envolvendo 634 mil crianças e adolescentes no RN.

Os 8 objetivos do milênio.

Os adolescentes foram divididos em 8 grupos para discutir os 8 objetivos do milênio e elaboração de propostas e encaminhamento para implantação no município.

Durante apresentação das propostas foram encenados os temas discutidos por cada grupo.

Encerramento:

Durante o encerramento a secretária Marisa Rodrigues e articuladora do Selo agradeceu participação de todos e elogiou os colaboradores pela a forma como foi realizado o fórum e disse que Guamaré estava vivendo um dia ímpar na sua História

“O NUCA é o espaço democrático onde o jovem tem vez e tem voz” Disse Marisa.

Elogiou a postura do prefeito Hélio, pela dedicação de participar de todo o processo do selo e de está presente no fórum ouvindo diretamente as reivindicações dos jovens que participaram do evento.

“Hoje é um dia mais que especial para Guamaré, pois estamos construindo a formação do Núcleo NUCA de Guamaré, um espaço crucial para o alcance dos objetivos do Selo Unicef. O NUCA é um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimentos e de oportunidades de desenvolvimento” Enfatizou Marisa

Seguiu dizendo: “A participação e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas”.

“O NUCA é o espaço democrático onde o jovem tem vez e tem voz” Concluiu Marisa.

Os jovens participaram do encerramento opinando sobre o fórum, comentaram da importância do fórum, oferecendo a oportunidade de pensar e falar o eles que acham, e que o município deve implantar para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.

O prefeito Hélio iniciou dizendo que estava feliz com a presença e a participação dos jovens durante o encontro. Falou da importância do fórum para sua gestão e que está se empenhando o máximo participando ativamente das atividades e colaborando para conquistar o selo, um feito importante para município.

O prefeito anunciou que vai criar um NUCA com 60 participantes, abrangendo todas as comunidades do município e ofertando mais vagas e mais participação das crianças e adolescentes no processo.

“As políticas públicas direcionadas param as crianças e os adolescentes, é uma prioridade da nossa gestão. Assumo o compromisso de lutar para a conquista do selo e para que possamos ter uma Guamaré cada vez melhor” Disse o Prefeito Hélio.

Descontração

A professora musica e dança Lili e realizou uma atividade física com alongamentos, depois juntamente com os músicos do programa criança Petrobras, presenteou no final do evento os jovens com belas músicas e muitos forró.

Fonte: Ponto Crítico

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*