Pesquisadora da UFRN realiza estudo inovador sobre Percepção Ambiental

A estudante do curso de graduação em Ecologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jucicleide Martins, sob a orientação da Professora Priscila Lopes, do Departamento de Ecologia, está realizando uma pesquisa inovadora sobre percepção ambiental.

De acordo com a discente, a percepção ambiental pode ser compreendida como a interação entre o ser humano e o meio ambiente, sendo considerada, portanto, como algo inerente ao individuo, porém que pode ser influenciada por diversos fatores externos, tais como aspectos culturais, sociais, econômicos e éticos.  “É dessa forma, que diferentes indivíduos ou grupos sociais podem apresentar uma percepção ambiental diferenciada dos demais” diz.

Jucicleide Martins destaca que a pesquisa pretende identificar quais são os fatores que determinam uma melhor ou pior percepção ambiental baseada no manejo individual de resíduos sólidos. “Entender tais fatores pode ajudar a criar campanhas educativas mais eficazes, voltadas para grupos que necessitam de ações mais efetivas” ressalta a pesquisadora.

Inovação

A pesquisadora destaca que o estudo é inovador no país. “Recentemente, estão sendo realizados estudos científicos que buscam compreender a percepção ambiental através de diferentes perspectivas, no entanto poucas pesquisas têm focado na abordagem de gestão de resíduos”.

 Resultados preliminares

Resultados preliminares, apresentados em um congresso na Hungria, em Budapest, indicam que condições sociais, como por exemplo, a renda, e oportunidades pessoais, como a formação profissional, tem um forte efeito sobre a percepção das pessoas.

 “Vale salientar que, como a percepção ambiental pode ser influenciada por diversos fatores, é importante incluir e relacionar o máximo de aspectos possíveis, além de ampliar o tamanho amostral da pesquisa” conclui Jucicleide Martins.

 

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*