Pesquisador da UFRN desenvolve aplicativo “Bioquímica Animada”

uffrn1

O estímulo à proatividade no aprendizado e a curiosidade científica durante o curso de graduação é fundamental para uma boa formação acadêmica. O estudante deve entender claramente que os conhecimentos passados estão relacionados ao seu dia a dia e às atividades práticas que ele desempenhará como profissional.

uffrn

Geralmente o primeiro contato do estudante com os livros de bioquímica e outras disciplinas não é uma experiência estimulante, alguns livros abordam os conteúdos sob a forma de textos longos, de forma fragmentada e fora de um contexto prático, e o aluno apresenta dificuldade em entender a ideia central por trás das fórmulas. Além disso, nem sempre o aluno tem acesso aos livros, que muitas vezes têm um custo elevado.

Tendo em vista essas dificuldades o professor e Vice-Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Carlos Ferreira Lanza, desenvolveu o aplicativo “Bioquímica Animada” através do projeto “Aprendendo Bioquímica a partir de Perguntas”.

O aplicativo, disponível para celulares com sistemas android e iOS, consiste basicamente em um conjunto de perguntas e respostas de cunho prático a respeito dos conteúdos básicos da bioquímica.

Esse banco de perguntas é criado por uma equipe de docentes e discentes do Centro de Biociências da UFRN. As perguntas e respostas são baseadas no conteúdo ministrado em cada um dos componentes curriculares e em uma revisão bibliográfica detalhada sobre casos clínicos, processos bioquímicos, curiosidades e doenças metabólicas.

Nas respostas, são inseridas além de um pequeno texto, figuras e esquemas explicativos. As figuras e esquemas desenvolvidos serão utilizados também durante as aulas regulares e atividades de monitoria.

O material didático está convertido para smartphones e tablets e já encontra-se disponível gratuitamente via internet.

Atenciosamente,

Marcos Neruber

Jornalista/UFRN – Centro de Biociências

Contatos: (84) 98797-3356 ou 99206-2343

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Campus Universitário, BR 101 – Lagoa Nova

Cep.: 59.078-970 – Natal – RN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*