Nutrição Funcional é a nova tendência procurada pelos potiguares

ufrn

A alimentação saudável tem sido alvo de estudos de vários nutricionistas no Brasil e acabou de chegar ao gosto dos potiguares.

A Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção e correção dos desequilíbrios que geram as doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios (a mais ou a menos) e alterações emocionais que passamos.

ufrn

De acordo com a nutricionista Hudiane Lucena estas “inadequações” são consideradas de acordo com a individualidade genética que ocorre em cada um de nós. Alguns exemplos: enquanto um indivíduo é alérgico a camarão o outro não é. Enquanto para um o café pode gerar dor de cabeça e insônia, para outro não. Enquanto um necessita de mais zinco (ex: 25mg) para produzir ácido suficiente em seu estômago, o outro precisa de menos (ex.: 10mg). Enquanto um precisa de mais ômega 3 para manter os triglicerídeos e o HDL em níveis adequados, o outro precisa de menos.

“Da mesma forma que os dados e comandos que colocamos em um computador determinarão o funcionamento desta máquina, as informações que colocamos em nosso organismo, determinarão o seu funcionamento. Os nutrientes (sejam bons ou ruins, equilibrados ou desequilibrados), toxinas, hormônios e neurotransmissores são as “informações” que colocamos em nosso corpo diariamente. Caso você não goste de como sua máquina está funcionando, mude as informações que oferece a ela” ressalta a nutricionista.

A Nutrição Funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.

Sugestão de Entrevistados: Dra. Hudiane Lucena – Nutricionista 

                                     Alexandre Araújo – Personagem (aderiu a nutrição e já perdeu 30 kg) 

Atenciosamente,

Marcos Neruber

Jornalista/UFRN – Centro de Biociências

Contatos: (84) 98797-3356 ou 99206-2343

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Campus Universitário, BR 101 – Lagoa Nova

Cep.: 59.078-970 – Natal – RN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*