Ministro Henrique Alves propõe gestão compartilhada para Fortaleza dos Reis Magos

IMG_3880

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em visita a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, nesta quinta-feira (20), propôs a gestão compartilhada do monumento pela prefeitura de Natal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  O ministro e o prefeito de Natal agendaram encontros em Brasília com o IPHAN e Secretaria do Patrimônio da União para discutirem a proposta de cooperação.

IMG_3873

A fortaleza, demais de 400 anos, se confunde com a origem da cidade. O prefeito Carlos Eduardo Alves anunciou que a atual administração municipal tem interesse em fortalecer o turismo no local, um dos principais atrativos da capital potiguar. O objetivo é preservar o monumento, sendo o turismo a principal atividade explorada no local.

Henrique Alves manifestou apoio do Ministério do Turismo ao projeto de restauração da fortaleza em fase de licitação. Desde 2013, quando assumiu a gestão do monumento, que era administrado pela Fundação José Augusto, o IPHAN realizou escavações arqueológicas e exposição do material coletado no interior da fortaleza.

O instituto dispõe de R$ 9 milhões do PAC Cidades Históricas para investir na fortaleza. O ministro Henrique Alves também se prontificou a ajudar no projeto de preservação do monumento com recursos do orçamento do ministério. Na fase atual, o IPHAN está elaborando o projeto de restauração, levando em consideração a localização da fortaleza em área de preservação ambiental e o estado de conservação do monumento histórico. A acessibilidade é outro aspecto que pesa na elaboração do projeto apresentado ao ministro Henrique Alves e ao prefeito de Natal e equipe da secretaria municipal de turismo.

Assessoria de Imprensa

Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*