Meteorologistas preveem temperatura amena e chuvas para o final de semana

Foto Marcelo,  esta foto foi da chuva de ontem dia 14 em Pedro Avelino

Foto Marcelo, esta foto foi da chuva de ontem dia 14 em Pedro Avelino

As recentes chuvas no estado do Rio Grande do Norte foram recebidas com felicidade por muitos populares que sofrem com o clima árido da região semiárida. A expectativa é que as chuvas continuem no fim de semana, e as temperaturas, hoje atingindo até 37ºC, caiam em média para 33ºC, amenizando assim a sensação constante de calor, alvo de reclamações diárias da população.
As precipitações pluviométricas registradas em Pedro Avelino e alguns municípios das regiões do Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste são um indicativo de que o período chuvoso deverá ser regular no Estado. É o que afirma o serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
De acordo com dados da Emparn, de 1º de janeiro até a manhã da última sexta-feira, foram registrados mais de 50mm de chuvas na região de Pedro Avelino. A quantidade é considerada satisfatória, visto que no ano passado, nos meses de janeiro e fevereiro, o índice pluviométrico foi de 26mm.
Segundo José Espíndola, meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o grande problema das chuvas nas regiões é sua irregularidade e má distribuição. “Em Mossoró, temos uma distribuição de chuvas que acontece de forma muito irregular, são mal distribuídas. De acordo com o pluviômetro da Prefeitura, o índice de chuvas foi de 17,6mm, mas se observarmos as informações vindas da Ufersa, temos 47,5mm em outros bairros e esse registro chega até a zero”, comentou o especialista.
O período chuvoso, no RN, compreende aos meses de fevereiro e março. Em um ano que tenha índice pluviométrico considerado normal, a média de chuvas é de aproximadamente 700 milímetros, porém em 2013 este índice foi de 470 milímetros, e em 2012 a situação foi ainda mais complicada, com apenas 200 milímetros.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*