Legislativo instala comissão para apreciar pedido de cassação de mandato de vereador

ASSÚ – Desdobramento da ação encabeçada pela primeira suplente Sônia Maria de França, “Sônia da Pesca” (PP), aconteceu na noite de quinta-feira, 20, durante sessão plenária no curso do terceiro e último período ordinário de 2014, foi aprovada a constituição de uma comissão especial que analisará o pedido de cassação de um dos membros da Câmara Municipal do Assú, o vereador Arnóbio Júnior (PMDB).
Exercitando seu primeiro mandato, tendo sido eleito em 2012 com 945 votos, Arnóbio Júnior é acusado de ter faltas não justificadas em plenário além do limite admissível pelo Regimento Interno do Poder Legislativo assuense. A requisição de “Sônia da Pesca” tem como lastro os documentos obtidos no âmbito da própria Câmara que acompanha o comparecimento dos parlamentares-mirins.
De posse de tais dados, a suplente, que contabilizou 943 votos na disputa por uma cadeira na Câmara em 2012, protocolou o pedido de cassação que, agora, será primeiro analisado numa comissão especial cuja constituição ocorreu na sessão de quinta-feira. A solicitação para que tal processo fosse deflagrado recebeu o aval de 13 vereadores. O único gesto divergente foi o do presidente do Parlamento, vereador Heliomar Alves (PMDB).
A comissão tem prazo de 90 dias para apresentar parecer acerca da questão. Ato contínuo, o parecer será levado à deliberação plenária. E, caso a posição da comissão seja de admissibilidade da requisição de “Sônia da Pesca”, a tendência é de que seja imediatamente instalado o processo de cassação do legislador peemedebista, filho do falecido ex-deputado estadual Arnóbio Abreu.

INTEGRANTES
A comissão que terá a atribuição de averiguar o caso é constituída por três vereadores: Leosvaldo Paiva de Araújo (PDT), presidente; Francisco Xavier de Medeiros Filho, “Xavier Cadete” (Pros), relator; e, Manoel Ferreira Targino, “Manoel Botinha” (Pros). Nos corredores da Câmara em Assú os burburinhos dão conta que, em situação análoga a de Arnóbio Júnior se encontrariam outros integrantes do Poder Legislativo assuense.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*