Internacional: cooperativa potiguar vai exportar mel para mercado alemão

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Apodi – Com uma zona rural que corresponde à metade de toda a área do município, a vocação de Apodi para práticas agrícolas surge de forma natural. Nos últimos anos, a produção de mel de abelha, uma das atividades mais representativas da agricultura familiar na região, ganhou espaço na economia, e, a partir de 2018, deve ganhar, também, o mercado da Alemanha.

É o que espera um grupo de pequenos produtores que participa da Feira Multissetorial do Médio Oeste. Eles integram a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi) e são atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, através de consultorias, orientação técnica e de gestão.

“Ainda não temos definida a quantidade que exportaremos, mas o fato é que vamos enviar mel de abelha para o mercado da Alemanha, onde já temos uma certa abertura”, confirma Fátima Torres, diretora financeira da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Cooafarn), da qual a Coopapi faz parte.

Muito dessa expansão de mercado deve-se às adequações pelas quais passaram os produtores e o produto ao longo dos últimos anos. O apoio técnico de instituições como o Sebrae foram decisivas, reconhece a diretora. “Boa parte do que temos e somos hoje devemos ao trabalho de capacitação do Sebrae. Conquistamos o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e outras certificações, diversificamos produção”, atesta.

O gerente do Escritório Regional do Médio Oeste, Franco Marinho, lembra que as consultorias e capacitações existem desde o início do processo, quando o grupo ainda estava sendo formado. “Este grupo já recebeu as mais diversas consultorias, como boas práticas agrícolas e de fabricação, gestão, participa de feiras. Sempre estiveram focados no objetivo, e crescem a cada ano”, observa.

O prédio para beneficiamento do mel acaba de ser inaugurado em Apodi, e a instalação do maquinário já começou. A cooperativa também contará com o reforço de mil colmeias, adquiridas para atender demandas cada vez maiores. Na Feira Multissetorial do Médio Oeste – realizada pelo Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL) e Prefeitura de Apodi -, além do tradicional mel de abelha, a Coopapi dispôs nas prateleiras outros produtos comercializados pelo grupo, como castanhas, geleias, compotas e arroz vermelho.

Fonte: Sebrae/RN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*