Hermano realizará Audiência Pública para debater o uso do estádio Juvenal Lamartine

Ao pensar nos rumos que o estádio Juvenal Lamartine, localizado no bairro do Tirol, em Natal, pode tomar daqui para frente, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) realizará uma Audiência Pública sobre o tema para que diversos agentes públicos possam discutir o futuro da tradicional praça esportiva inaugurada na década de 1920. A Audiência Pública está marcada para esta terça-feira (15), a partir das 14h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Atualmente há uma discussão de quem deve administrar o estádio, se o governo ou a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), que já o faz há décadas. O primeiro se comprometeu, por meio da procuradoria do Patrimônio e Defesa Ambiental do Estado, que o patrimônio histórico do JL será mantido e que o estádio do bairro do Tirol terá múltiplas finalidades, como esportivas (não só futebol) e atividades culturais.

Já por parte da FNF, na pessoa do presidente José Vanildo, diz desconhecer qualquer projeto do governo do estado e também apresentou um projeto da entidade em Audiência Pública na Câmara Municipal do Natal defendendo consenso na execução das obras com o governo, já que a federação não tem recursos para coloca-lo em prática. De acordo com o planejamento da FNF, a estrutura original do estádio se mantém, eleva a capacidade de público para 12 mil pessoas, e prevê a instalação de 27 lojas. Além disso, o espaço passaria abrigar um museu, a sede FNF, do Tribunal de Justiça Desportiva e ainda ofereceria academia para atletas. Além disso, o dirigente propôs a criação de uma comissão integrada pelos presidentes dos clubes afiliados para negociar alternativas para a praça esportiva.

A FNF assinou, em 1929, um contrato de comodato e passou a administrar o palco histórico do futebol potiguar. De lá até aqui, a Federação arcou com as despesas. O estádio sofre com o descaso e espera uma solução rápida para não cair no abandono total, uma vez que ainda são disputados campeonatos de futebol de base. Foram convidados representantes da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Procuradoria Geral, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidentes dos clubes, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Patrimônio e Tombamento e Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF).

O que? Audiência Pública. Tema: Destinação e uso do estádio Juvenal Lamartine

Quando? Terça-feira (15/09)

Onde? Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Horário? 14h30

Assessoria de Imprensa de Hermano Morais

Fotos: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*