Hermano promove Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento a Psicofobia e faz homenagem ao médico Paulo Davim na ALRN

hermano_morais_-_crdt._joao_gilberto

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) será o propositor na próxima sexta-feira (15) de Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento a Psicofobia, comemorado no último dia 12. Na ocasião, será realizada também uma homenagem especial ao médico e suplente de senador Paulo Davim, que foi o autor do PL 263/2014 em que Instituiu o Dia de Enfrentamento à Psicofobia, a ser celebrado, nacionalmente, no dia 12 de abril de cada ano e que foi aprovado no senado em fevereiro deste ano. O evento está marcado para ter início a partir das 9h30, no Plenário Clóvis Motta.

A data escolhida faz referência ao dia do nascimento do humorista Chico Anysio, que concedeu depoimento em vídeo à Associação Brasileira de Psiquiatria, poucos meses antes de falecer, contando o quanto sofria com a depressão. Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental.

Psicofobia é o termo usado para designar atitudes preconceituosas e discriminatórias contra pessoas com deficiência ou transtornos mentais. A palavra começou a circular apenas recentemente nos meios profissionais que atuam na área de saúde mental e também entre leigos interessados no tema, sinalizando a incipiente mobilização da sociedade contra a prática.

A despeito de suas consequências nefastas para pessoas com deficiência ou transtorno mental, a psicofobia faz-se presente com extrema frequência em todos os recantos do Brasil. Aflige pessoas de todas as idades, gêneros, etnias e classes sociais. As atitudes psicofóbicas estão de tal forma entranhadas na sociedade, que muitas vezes sequer nos damos conta de sua ocorrência.

A associação dos transtornos mentais com comportamentos socialmente indesejáveis é frequente. Sempre que alguém faz algo que incomode outras pessoas é tachado de louco, cretino, etc. De outro lado, se alguém é acometido por transtorno mental e tem indicação de buscar auxílio profissional de psiquiatra ou psicólogo, sofre todo tipo de discriminação, que afasta e retarda o seu contato com o sistema de saúde. O resultado de tudo isso é o reforço do preconceito contra os portadores de doença mental e deterioração de seu quadro clínico.

Paulo Davim

Paulo Roberto Davim nasceu em Natal no dia 25/10/1959. Formado em Medicina pela UFRN em 1985, é especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva (UTIs).

Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Norte-Rio-Grandense de Terapia Intensiva, também foi presidente da Associação Médica do RN (1990-1993) e Conselheiro do CREMERN.

Paralelamente à sua profissão, sempre atuou politicamente em movimentos estudantis desde o tempo em que cursou Eletrotécnica na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (atual IFRN), além de atuar politicamente também na UFRN. Já foi filiado ao Partido dos Trabalhadores e desde meados dos anos 2000 filiou-se ao Partido Verde, no qual cumpriu dos mandatos de deputado estadual e atualmente é suplente de senador da República.

O quê: Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento a Psicofobia e homenagem ao médico Paulo Davim

Quando: sexta-feira, 15 de abril

Onde: Plenário Clóvis Motta, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte

Horário: 9h30

Assessoria de Imprensa de Hermano Morais

Fotos: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*