Hermano mostra preocupação com estrutura do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Durante sessão ordinária desta terça-feira (04) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Hermano Morais (MDB) se pronunciou a respeito da falta de estrutura que se encontra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

Segundo Ormuz Simonetti, presidente do Instituto, o prédio corre sérios riscos de sofrer incêndio, a exemplo do que aconteceu no último domingo (02) no Museu Nacional do Rio de Janeiro, não só por causa da fachada antiga do prédio que apresenta marcas do século passado, mas por causa instalações elétricas também.

A administração da instituição espera mais recursos desde o ano passado, quando foram solicitados R$ 300 mil para manutenções, principalmente para destinar a parte de fiação elétrica e, até agora, apenas 33% desse valor foi liberado.

Com os R$ 100 mil recebidos em abril deste ano, o IHGRN tomou medidas paliativas para tentar amenizar os riscos de um possível curto-circuito.

Sobre isso, o deputado veio a público cobrar do governo a liberação das outras duas parcelas provenientes de emendas parlamentares, as quais foram destinadas para o IHGRN. “Faço um apelo ao secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, para que se faça um esforço com intuito de disponibilizar os recursos restantes e assim evitar algo semelhante ao que aconteceu domingo, o que seria desastroso à nossa história e cultura”, disse.

O acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 O acervo é composto de esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros amealhados ao longo de nossa história, fruto de doações à instituição, que se distribuíam em salas e estantes designadas.

Algumas peças são destaque como a Coluna Capitolina, trazida a bordo do navio Lanzeroto Mlocello e inaugurada em 8 de janeiro de 1931 na esplanada cais do Porto, no bairro da Ribeira, em Natal; o busto do Padre João Maria; foto de Alberto Maranhão e outras peças.

 

Assessoria de Imprensa de Hermano Morais

Foto: João Gilberto/ALRN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*