Henrique Alves promove o Brasil em feira mundial de turismo

IMG_8122

O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (2), em Londres, da  WTM, uma das principais feiras de turismo no mundo. Após a abertura oficial do evento, ele foi destaque em entrevista coletiva com mais de 20 veículos de comunicação espalhados por todos os continentes. O ministro aproveitou a oportunidade para convidar os participantes para visitarem o Brasil durante a Olimpíada 2016. “Vamos fazer dos jogos uma plataforma para divulgar o nosso país como um todo, não apenas o Rio de Janeiro”, afirmou.

Em reunião técnica com representantes da Visit London, empresa responsável pela promoção da capital inglesa, o ministro do Turismo do Brasil trocou experiências sobre estratégias de divulgação de destinos turísticos. Sede dos últimos jogos olímpicos em 2012, Londres criou uma estratégia a partir do evento para renovar a própria imagem em nível internacional. “Temos de aproveitar exemplos bem-sucedidos para adaptar à realidade do Brasil e aproveitar ao máximo a exposição que o maior evento esportivo proporciona ao país”, afirmou.

A comparação entre Olimpíada e a Copa do Mundo ajuda a reforçar a importância dos jogos de 2016. Enquanto no mundial de futebol eram menos de mil atletas de 32 países, em 2016 serão 15 mil atletas de 205 nações. Em 2014, cerca de 17 mil profissionais de mídia desembarcaram no Brasil. A estimativa para o próximo ano é de 25 mil profissionais de mídia. Pela projeção da Fifa, 3,5 bilhões de pessoas assistiram o mundial de futebol. O Comitê Olímpico Internacional sustenta que 4,8 bilhões de espectadores ao redor do mundo estarão de olho no Brasil.

Durante a entrevista coletiva, em Londres, o ministro do Turismo, informou que o Brasil está expandindo os mercados onde faz promoção internacional. Ele citou o recém-inaugurado Escritório Brasileiro de Turismo na Rússia e adiantou que outros países como a Índia também podem receber iniciativas específicas de divulgação. “Queremos, cada vez mais, estar abertos ao mundo. Por isso estamos trabalhando para isentar o visto em caráter excepcional e unilateralmente em 2016 para países estratégicos”, comentou. O projeto de lei que trata do assunto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Agora o texto segue para a sanção presidencial.

Henrique Eduardo Alves participou também de uma reunião com todos os ministros do Turismo presentes no evento e com o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla, e com Xu Jing, diretor da entidade para a Ásia. Na terça-feira (3), ele encontra-se com David Scowsill, presidente da WTTC, principal consultoria independente especializada em turismo do mundo. Na quarta-feira o ministro almoça com o embaixador do Brasil no Reino Unido, Eduardo Santos.

O ministro do Turismo chegará ao Brasil na quinta-feira (5) e seguirá para a abertura do Festuris, em Gramado (RS). O Festival de Turismo de Gramado é um dos principais eventos do turismo brasileiro. A 27ª edição do Festuris vai discutir tendências, apresentar novos produtos turísticos nacionais e reúnir os principais profissionais do setor.

 

Fotos: Ministro Henrique Alves com dirigentes da OMT e com jornalistas na WTM

Assessoria de Imprensa

Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*