Guamaré: Um olhar sobre TRACOMA

 

PA092100 [640x480]

Nesta semana dia 09, a equipe do ministério da saúde, juntamente com a secretária de saúde do município e do estado com os PSFs,  tiveram juntos na Escola Maria Madalena, no distrito de Baixa do Meio, para fazer  ou detectar preventivamente, doenças oculares mais precisamente o TRACOMA.

PA092121 [640x480]

Toda comunidade escolar foi examinda, até os funcionários foram examinados, segundo o técnico da secretaria de saúde, este tipo de doença se não cuidada em tempo hábil, poderá levar a segueira total, mas, se diagnosticada em estágio inicial, o tratamento é muito simples e fácil.

PA092127 [640x480]

O QUE É TRACOMA:

Tracoma é uma doença oftálmica, altamente contagiosa, de etiologia bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira.

É causada por infecção bacteriana crônica deflagrada pelo micro-organismo Chlamydia trachomatis, transmitida por moscas caseiras e falta de higiene.

PROGNÓSTICO

Se não for tratada adequadamente com antibióticos orais, os sintomas poderão escalar e causar cegueira, resultado da ulceração e cicatrização da córnea. A doença pode ser efectivamente tratada com azitromicina, cirurgia, antibióticos e boas condições de higiene.

PA092112 [640x480]

 

 

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*