Guamaré comemora 411 anos de colonização portuguesa

2016-08-18-PHOTO-00000627 [640x480]

O dia 20 de agosto de 1605 foi instituído por lei municipal como um marco do início da colonização portuguesa no município de Guamaré. A data será lembrada com programação que acontece neste sábado, 20, a partir das 6 horas da manhã.

A programação comemorativa aos 411 anos da chegada dos portugueses na pequena vila de pescadores inclui passeio religioso e cultural, exposições e apresentações culturais do grupo Tamanco de Pau e do cordelista Francisco de Betânia. Haverá ainda uma homenagem a Chico de Isabel.

Uma novena alusiva aos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, dentro da programação do 20 de agosto, está prevista para acontecer às 19h30, seguida da apresentação cultural de Arcésio Andrade, um dos nomes da música local.

Sobre a data

Segundo pesquisadores, foi nessa data que foi oficializada a doação das terras salineiras de Guamaré aos filhos do capitão-mor Jerônimo de Albuquerque, Antônio e Matias de Albuquerque, os primeiros colonizadores.

A lei

Presidente da Câmara Municipal na época da criação da lei que instituiu o 20 de agosto como um marco da colonização da cidade, o atual prefeito do município, Hélio Willamy, destaca o papel do Legislativo para que o sonho da jornalista Jandir Candéas, respaldado em estudos, pesquisas e documentos se tornasse uma realidade, sendo o fato uma conquista histórica para todo o povo guamareense.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Site: www.guamare.rn.gov.br | E-mail: comunicacaoguamare@gmail.com
Instagram: @GuamareOficial |Facebook: Prefeitura de Guamaré

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*