Gigante pela própria natureza

Guaraci Gabriel, artista de obras superlativas, está com novo projeto para ser executado até a Copa do Mundo. Uma versão reduzida da escultura “Gigante pela própria natureza”, silhueta em ferro do ex-jogador Marinho Chagas, foi apresentada durante a inauguração do Arena das Dunas no último dia 22. A “maquete” feita por Guaraci para a exposição coletiva Natal Pintando a Copa, que reúne trabalhos de outros 30 artistas, tem dois metros de altura, mas a proposta original alcança doze metros.

marinho

Considerado o melhor lateral esquerdo da Copa de 1974, Marinho Chagas posou com a presidenta Dilma ao lado da escultura semana passada. “A repercussão da foto foi ótima. Há dois anos tento viabilizar esse projeto, e quando a imagem com Marinho e a presidenta Dilma começou a circular recebi ligação garantindo a doação de todo o material”, comemora Gabriel. O patrocinador interessado é Emanuel Patrício, da J. Patrício Metais sediada em Mossoró.

Emanuel é filho de Joaquim Patrício, empresário que morreu em um acidente de carro em junho do ano passado. Joaquim era um entusiasta dos trabalhos de Guaraci Gabriel e parceiro do artista há mais de 20 anos. “Agora estou na batalha de um local aqui em Natal para instalar a obra definitiva”, disse. Ele aproveitou para listras outras necessidades como um engenheiro calculista, transporte, material para a base de concreto e recursos para execução.

Gabriel explicou que a escultura traz o conceito contemporâneo do estêncil, “é uma forma de manter a obra antenada com a nova geração, só que em vez de usar tinta spray utilizo as nuances da luz ambiente”. Ele não descarta a possibilidade de ‘escalar’ outros dez jogadores para criar esculturas temporárias durante a Copa.

TN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*