EVENTO IRÁ APRESENTAR RESULTADOS SOBRE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA CAATINGA DO RIO GRANDE DO NORTE

No Hotel Imirá, será a abertura da “Oficina do Projeto Caatinga Potiguar”  que teve como finalidade definir as áreas prioritárias para Criação de Unidades de Conservação na Caatinga do Rio Grande do Norte.

O projeto, que teve a duração de mais de 2 anos, foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Wildlife Conservation Society (WCS-Brasil) e o IDEMA, com financiamento do TFCA – Tropical Forest Conservation Act . A Oficina contará com a presença de cerca de 60 representantes de secretarias municipais do meio ambiente, IDEMA, IBAMA, MMA, ONGs e Acadêmicos.

Serão apresentadas as 10 melhores áreas do RN para futura criação de Unidades de Conservação e também os resultados do maior inventário de mamíferos do estado, realizado através de câmeras-traps (máquinas fotográficas de campo que registram automaticamente os animais que passam na frente) que ficaram funcionando 24 horas por dia durante meses de estudo.

De acordo com um dos Professores do Projeto, Carlos Fonseca, os resultados demonstram, por exemplo, que as onças pintadas já não existem mais no estado e somente um único registro de onça parda foi feito. “Na Oficina serão apresentados os resultados de mapeamentos participativos e análise socioecológicas realizados para investigar como a população rural potiguar interagem com os recursos naturais providos pela caatinga e a sua percepção relativa à criação de Unidades de Conservação” destaca o professor.

O Projeto é coordenado pelos professores Eduardo Martins Venticinque, Carlos Roberto Fonseca e Marina Antongiovanni da Fonseca do Departamento de Ecologia do Centro de Biociências da UFRN. A oficia será finalizada amanhã às 18hs.

Contato:

Professor Carlos Roberto Fonseca – 9.8139-3281

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS/UFRN
CONTATO: (84) 3215-3400 ou (84) 9.9206-2343
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*