Encontro de Apodi discute novos rumos

encontro [640x480]

Aconteceu recentemente na Base Experimental de Apodi, no médio Oeste potiguar, uma reunião com técnicos e lideranças da região, coordenada pelo Fórum do Médio Oeste, com o objetivo de discutir e apontar caminhos para avançar na produção agropecuária utilizando a base de pesquisa da Empresa como laboratório, onde são desenvolvidas várias pesquisas com oleaginosas, em parceria com outras instituições como a Embrapa Algodão  e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).

Estavam presentes à reunião, o Coordenador da Assessoria Técnica da Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte,  Eribaldo Cabral de Vasconcelos, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), José Geraldo Medeiros da Silva, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, o prefeito de Itaú, Ciro Gustavo Alves Bezerra,  e representantes de entidades agrícolas e empresariais do médio e alto oeste do RN.  A reunião do Fórum do Médio Oeste contou ainda com a presença de representantes do SEBRAE-RN Apodi; Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus de Apodi; Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN); EMATER (escritório municipal); Câmara Municipal do Apodi; produtores rurais e representantes de cooperativas e associações; além de comerciantes locais.

O Fórum tem o objetivo de estudar os principais problemas da região para  desenvolver ações que promovam o desenvolvimento. Atualmente é composto pelos municípios de Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Itaú, enquanto a cidade de Tabuleiro Grande está se filiando. O atual presidente do Fórum é o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, que conduziu os trabalhos durante a reunião. Buscando maior intercâmbio com a EMPARN, os participantes do Fórum do Médio Oeste estiveram anteriormente visitando a Estação Física de Apodi e sugeriram a realização de dias de campos para técnicos e produtores rurais da região, como forma de disponibilizar aos mesmos conhecimentos relativos às tecnologias desenvolvidas pela EMPARN. Na pauta, o dia de campo sobre a produção o de “Palma Forrageira irrigada e adensada”, que deverá ser realizado em agosto, conforme entendimentos a serem mantidos entre as partes interessadas.

Um dos encaminhamentos feitos durante a reunião se refere à elaboração de uma lista de prioridades de cunho sócio-econômico que deverá ser entregue aos candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, para orientar os investimentos estaduais na região. Durante as discussões preliminares foi realçado a importância da pesquisa agropecuária para aproveitar de forma sustentável as potencialidades locais, principalmente após a implantação do perímetro irrigado da Chapada do Apodi, que está sendo implantado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

 

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*