EMPARN promove dia de campo sobre Gergelim

gegimbre

Na próxima terça-feira (10), a partir das 9 horas, na Estação Experimental de Apodi, no Oeste potiguar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em parceria a Embrapa Algodão, a JIICA (instituição de cooperação do Japão) e a EMATER-RN, vai promover um dia de campo sobre o cultivo do gergelim. A palestrante convidada é a pesquisadora Nair Helena Arriel, da Embrapa Algodão – Campina Grande/PB, parceira da EMPARN em diversas pesquisas, especialmente na Estação Experimental de Apodi.

O dia de campo reunirá pequenos produtores do Rio Grande do Norte e da Paraíba, técnicos e estudantes de áreas agrícolas, para mostrar a viabilidade socioeconômica do cultivo do gergelim no Nordeste.  Será abordado como tema central o sistema de produção do gergelim em bases mais racionais de manejo, possibilitando a diversificação agrícola a partir da exploração de uma cultura com excelentes potencialidades econômicas, agronômicas e sociais, em decorrência de suas características de tolerância à seca.

A pesquisadora vai falar ainda sobre a facilidade de manejo e obtenção de sementes com teores de óleo superiores a 50%, de elevada estabilidade química, com aplicações nas indústrias alimentícias e óleo química, e potencialmente para a produção de energia, via biodiesel.

A pesquisadora Nair Arriel tem atuado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – desde 1987, possui doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo estudado a diversidade genética em gergelim, e é docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) da Universidade Federal da Paraíba. Coordena vários projetos na área de recursos genéticos, melhoramento de plantas e sistemas agroecológicos, trabalhando com a cultura do gergelim e de outras espécies como pinhão manso, amendoim, algodão e mamona, além de manter, paralelamente, uma extensa publicação científica sobre esses temas.

 

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*