EMPARN promove Dia de Campo da palma forrageira na Festa do Boi 2017

IMG000000000093297

Dentro da programação da Festa do Boi 2017, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), promove um Dia de Campo para demonstração do plantio da palma forrageira. O evento, realizado em parceria com a Emater, acontece na Fazendinha da Sape, dentro do Parque Aristófanes Fernandes, na próxima segunda-feira (9), a partir das 9h, e é voltado para as caravanas de produtores rurais que visitam a exposição.

O Dia de Campo acontece em três módulos: O “Sistema de produção da palma forrageira irrigada” será apresentado pelo Diretor-Presidente da EMPARN, Alexandre de Medeiros Wanderley e pelo Coordenador de Negócios Tecnológicos, Florisvaldo Xavier Guedes. Em seguida, será a vez do tema “Práticas de manejo voltadas ao controle da cochonilha de escama”, sob o comando do pesquisador Marcone César Mendonça das Chagas e das técnicas Elaine Cristina Souza e Sueni Medeiros do Nascimento. Para finalizar, os pesquisadores José Thyago Aires Souza e Danilo Mendes Alves de Morais, tratam das “Variedades de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim”.

Palma para o RN

A EMPARN coordena e executa no Rio Grande do Norte o convênio celebrado com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que contempla atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas à utilização da palma forrageira como reserva forrageira estratégica para o semiárido nordestino.

Entre as metas do convênio estão a implantação e acompanhamento de bancos de raquetes sementes de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim com a finalidade de repovoar áreas atingidas pela praga e formar barreiras para impedir a propagação oriunda dos municípios com maiores índices de infestação. A empresa de pesquisa já implantou unidades em diversas regiões do estado com doação de milhares de raquetes a agricultores familiares indicados pelos Conselhos Municipais, com o compromisso de atuarem como unidades de divulgação e repasse posterior da mesma quantidade recebida a outros produtores.

 

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação

– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*