EMPARN PROMOVE CURSO DE CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA NA ESTAÇÃO TERRAS SECAS EM PEDRO EM AVELINO

No encerramento das atividades de 2014, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) está promovendo um curso de caprinocultura e ovinocultura, na Estação Experimental Terras Secas, em Pedro Avelino. O curso foi iniciado na última terça-feira e será encerrado hoje (11), sob a coordenação do pesquisador Aurino Alves Simplício, responsável técnico pela condução dos rebanhos de caprinos e ovinos que a EMPÁRN mantém em Pedro Avelino.

O curso destina-se a técnicos e produtores de todo o Estado, com 30 vagas, com alojamento na própria sede da Estação Experimental, aonde a EMPARN detém um dos mais destacados rebanhos de caprinos Canindé e ovinos Morada Nova do Rio Grande do Norte, mantendo um programa de conservação e melhoramento dessas raças.

Vários temas estão na programação do curso como função a ser explorada: produção de carne e de leite; Cadeia Produtiva; Fases de exploração: produção, recria e acabamento; Escrituração Zootécnica e Contábil; Regime de manejo: extensivo, semi-intensivo e intensivo; Manejo da promoção da saúde: principais doenças e controles; Manejo alimentar e da nutrição: escore de condição corporal; avaliação, importância e sua relação com os desempenhos reprodutivo e produtivo; Descarte orientado: crias, matrizes e reprodutores; Manejo reprodutivo: castração; regime de monta; Estação de monta: importância e duração.

Também estão sendo ministradas aulas práticas de: Toalete de casco; Drenagem de abscesso; Castração; Vermifugação; Aplicação de injeção: intramuscular, subcutânea e intravenosa; Corte e tratamento do coto umbilical; Pesagem, entre outras práticas.

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
– Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*