EMPARN MARCA PRESENÇA NA 53ª FESTA DO BOI

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estará presente na 53ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a tradicional Festa do Boi, que vai ser realizada entre os dias 10 e 18 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Além de ocupar a área conhecida como a Fazendinha, a empresa de pesquisa também promoverá um leilão de animais em parceria com outros criadores, participará de torneios leiteiros e de julgamentos de animais de várias raças, entre bovinos, caprinos e ovinos.

A EMPARN fez nos últimos 90 dias uma modernização na estrutura dentro da área que ocupa, ao lado de outros órgãos da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, para melhor receber as caravanas da agricultura familiar, visitantes em geral e autoridades. Serão distribuídas mudas de diversas variedades de plantas e de sementes produzidas nas fazendas experimentais da Empresa, além de cartilhas de orientação de plantio. A empresa de pesquisa levará exemplares de várias raças de caprinos e ovinos, como Morada Nova, Canindé, Santa Inês, Anglo Nubiano e Saane. Também serão comercializados pintos de um dia, oriundos do projeto Ave Caipira.

Com o tema “Bons Negócios, tradição e diversão para a toda família”, a Festa do Boi 2015 espera atrair 500 mil pessoas em oito dias de evento. Os organizadores estão otimistas e esperam negócios da ordem de R$ 150 milhões. Atendendo solicitação do Governador Robinson Faria, a entrada de crianças até 12 anos e idosos acima de 60 será gratuita.  Os demais visitantes que chegarem ao Parque até às 17h também não pagarão para ter acesso ao evento. A entrada só começará a ser cobrada a partir desse horário.

LEILÃO

O tradicional leilão “EMPARN e Convidados” acontecerá no domingo, dia 11 de outubro, às 19 horas, no Tattersal José Bezerra de Araújo. A EMPARN oferecerá 20 lotes de animais bovinos como tourinhos e matrizes das raças Guzerá, Gir, Sindi e Pardo-Suíço, oriundos das estações experimentais da empresa localizadas em Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante e Cruzeta.  O objetivo do leilão é transferir genética de alto padrão aos criadores potiguares.

Os parceiros da Emparn no evento estão responsáveis pela comercialização de outros 20 lotes, totalizando 40 lotes participantes.  Os criadores poderão adquirir os animais mediante pagamento parcelado, sendo duas, mais duas e mais 16 parcelas. O edital e outras informações estão disponíveis  na sede da Empresa, na Avenida Eliza Branco Pereira dos Santos, Parque das Nações, Parnamirim ou através dos telefones: 3232-5852 e 3232-5853, no horário das 8h às 13h.

PALMA PARA O RN

Na quarta-feira, dia 14 de outubro, será lançado oficialmente o projeto ‘Palma para o RN’, com a presença do Governador Robinson Faria e do Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Onair Ruano. Trata-se de um programa de validação da tecnologia do plantio de palma adensada e irrigada com a instalação de 22 campos de unidades demonstrativas em todo o Rio Grande do Norte e 28 hectares de área de multiplicação de raquetes dentro das Estações Experimentais da Emparn. A implantação desse projeto tem o objetivo de fornecer aos produtores potiguares mudas de variedades da forragem tolerantes à praga cochonilha do carmim.

 

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação

– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*