EMPARN inaugura Unidade de Desenvolvimento Tecnológico

Com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, foi inaugurada na última quinta-feira (27), a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), na Base Física do Jiqui, em Parnamirim, que leva o nome do ex-diretor José Flamarion de Oliveira. O complexo da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico ocupa uma área 1.426,70m2 onde funcionarão o Laboratório de Água, Solo e Planta; salas de pesquisadores das áreas de produção animal, produção vegetal e aquicultura; serviço de transferência de tecnologia e comunicação; biblioteca, auditório, sala de reunião, banheiros, diretoria e setores administrativos (jurídico, contabilidade e finanças, recursos humanos, compras e serviços/almoxarifado).

A cerimônia contou com a presença do Diretor Presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros, do Secretário Estadual de Agricultura, Tarcísio Bezerra, do Superintendente Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte, Woden Madruga Júnior, do Chefe da EMBRAPA Agricultura Tropical, Lucas Antônio, do Presidente do Conselho Nacional de Entidades Estaduais de Pesquisas Agropecuárias (CONSEPA), Florindo Adalberto, do filho do ex-Governador Iberê Ferreira de Souza (homenageado com o nome do auditório), José Olímpio.

“O dia de hoje é a finalização de um trabalho empreendido por uma equipe técnica dedicada, que tinha como coordenador José Flamarion. Agradecemos especialmente a Governadora que deu atenção no que concerne a estruturação necessária para o desenvolvimento da pesquisa desde o primeiro momento em que assumiu, não tendo outro posicionamento que não fosse de apoio ao nosso trabalho”, disse o Diretor Presidente da EMPARN.

Além da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico José Flamarion de Oliveira, a Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria contará com um complexo de obras formado por: Unidade de Treinamento para técnicos e produtores, com área de 865m2, com alojamentos para vinte pessoas, três salas de aula, salas de apoio, cozinha e refeitório; Unidade Agroindustrial (800m2) para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com envase e beneficiamento de água de coco, processamento de ração e aproveitamento de resíduos de produtos agrícolas; galpões para máquinas, equipamentos, veículos e implementos agrícolas (800m2); armazém para insumos e produtos agrícolas (400m2); pórtico e via de acesso (6.000m2) aos laboratórios e unidades de treinamento.

O investimento em toda estrutura foi de R$ 5 milhões em recursos do PAC Embrapa em parceria com o Governo do RN. “Agradecemos ao Governo Federal pela parceria, a EMBRAPA e as demais empresas de pesquisa agropecuária, e especialmente aos nossos funcionários e servidores que, a exemplo de José Flamarion, nos ajudaram a vencer os obstáculos, enfrentar as barreiras para chegarmos a este momento; o desenvolvimento do campo sempre foi uma prioridade para o nosso Governo, tanto que elaboramos o RN Sustentável, programa que investe em 10 cadeias produtivas, em parceria com o Banco Mundial através de um empréstimo da ordem de 540 milhões de dólares”, declarou a Governadora.

“O investimento em pesquisa para o campo tem retorno e a EMPARN, assim como as demais empresas estaduais de pesquisa agropecuária, é de grande importância no sentido de promover este desenvolvimento, pois complementam o trabalho realizado pela EMBRAPA”, disse o Presidente do CONSEPA, Florindo Adalberto.

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*