EMPARN estará na Exposição Agropecuária do Seridó

Como acontece todos os anos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) participa de todos os eventos do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). Entre os dias 21 e 24 deste mês de maio, a empresa estará na 42ª Exposição Agropecuária do Seridó, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó.

A grande novidade neste evento será a apresentação da tecnologia dos “Blocos Multinutricionais”, desenvolvida pela EMEPA – Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba. Trata-se de uma tecnologia aplicada para amenizar o efeito das estiagens na produção de carne e leite no semiárido. São fontes sólidas de suplementação estratégica que fornecem proteína, energia e minerais, compensando, em parte, o déficit nutricional dos rebanhos durante a época seca. No sábado (23) pesquisadores da EMEPA farão uma demonstração de preparação dos blocos com apresentação dos ingredientes necessários, equipamentos e distribuição de folders.

Como em todas as exposições, a EMPARN distribuirá amostras de sementes desenvolvidas pelos pesquisadores e adaptadas ao semiárido, como sorgo, feijão e milho. O material, juntamente com folhetos explicativos e publicações técnicas, será distribuído entre os pequenos produtores rurais presentes no evento. Também serão doadas mudas de bananeira e palma gigante cultivadas em sistema adensado e irrigado. Para comercialização no stand, pintos de ave caipira.

No leilão “Seridó Terra do Leite”, que ocorrerá na noite do sábado (23), a EMPARN vai oferecer animais de qualidade genética reconhecida e adaptada ao semiárido. Serão disponibilizados aos criadores 13 lotes de matrizes e tourinhos bovinos das raças Gir e Guzerá leiteiras, Pardo-Suiça e Girolandia. Além do leilão, a EMPARN participará da Exposição de Caicó com a presença de 30 bovinos e 15 caprinos e ovinos. Haverá a participação dos rebanhos Pardo-Suíço e Sindi nas pistas de julgamento.

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação

– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*