Emparn distribui raquetes de palma forrageira na Região do Trairi

download Nesta semana, entre os dias 3 e 5 de maio, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), vai distribuir 10 mil raquetes de palma forrageira das variedades Orelha de Elefante Mexicana e Miúda para agricultores familiares dos municípios de Campo Redondo, Lajes Pintadas e Coronel Ezequiel. Na última quinta-feira, 27 de abril, já haviam sido distribuídas outras 10 mil raquetes para moradores de Jaçanã. As ações acontecem em parceria com o IDIARN, EMATER-RN, Secretarias Municipais de Agricultura e a ASA/Trairi.

A EMPARN coordena e executa no Rio Grande do Norte Convênio celebrado com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que contempla atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas à utilização da palma forrageira como reserva forrageira estratégica para o semiárido nordestino.

Entre as metas do Convênio incluem-se a implantação e acompanhamento de bancos de raquetes sementes de palma forrageira tolerantes a cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae) a fim de repovoar áreas atingidas pela praga e formar barreiras para impedir a propagação oriunda dos municípios com maiores índices de infestação monitorados pelo Idiarn.

A empresa já implantou 24 unidades em diversas regiões do estado com doação de 5 mil raquetes a agricultores familiares indicados pelos Conselhos Municipais, com o compromisso de atuarem como unidades de divulgação e repasse posterior da mesma quantidade recebida a outros agricultores. Esses municípios foram indicados pelo Idiarn por apresentarem alto nível de infestação da cochonilha do carmim.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca tem efetuado reuniões com suas vinculadas EMPARN, EMATER-RN e IDIARN, com intuito de incrementar essas ações por meio do Programa RN Sustentável, onde está prevista a aquisição de 2,76 milhões de raquetes sementes de palma tolerantes a cochonilha do carmim para atender as diversas regiões do estado.         

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação

– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*