Em parceria com a Fecam, Governo do Estado abre o primeiro posto do ITEP em Touros

CamaraTourosPostoItep-divulgação [640x480]

O serviço de emissão de carteiras de identidade ganha agilidade com a parceria firmada entre a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Nesta terça-feira, 29, o governador Robinson Faria e o vereador e presidente da Fecam, Raniere Barbosa inauguraram o primeiro posto que vai prestar esse tipo de atendimento ao cidadão potiguar, instalado na Câmara Municipal de Touros.

Até o final desse semestre, a população de pouco mais de 60 cidades terá acesso, de forma gratuita, ao documento de registro geral e para isso, o corpo técnico do Itep já capacitou três turmas de servidores dos legislativos municipais. Com o treinamento, eles receberam noções do sistema operacional e maquinário adquirido pelas câmaras, que já estão aptas para emissão de identidades.

“A emissão desse importante documento será feita nas sedes do legislativo dos municípios e o serviço vai chegar as 162 Câmaras Municipais filiadas a Fecam”, garantiu Raniere Barbosa, que também é presidente da Câmara Municipal de Natal, agradecendo na ocasião a sensibilidade do governador Robinson Faria em ampliar o serviço para os municípios, desafogando as centrais do cidadão.

Atualmente, o Itep possui 22 centrais de emissão de registros de identificação geral. “O convênio com a Fecam é pioneiro em todo o país. É a primeira vez que Câmaras Municipais participam deste tipo de serviço”, informou o diretor geral do Itep, Marcos Brandão. A presidente da Câmara Municipal de Touros, vereadora Isabel Ferreira elogiou a iniciativa e disse que não pensou duas vezes em trazer o benefício para o seu município.

Para o presidente da Fecam, o vereador Raniere Barbosa, esse serviço é uma forma de garantir maior acessibilidade à cidadania. “Boa parte da população ainda precisa viajar grandes distâncias para obter o documento, porque muitas cidades do interior não têm postos de emissão de carteiras de identidade”, explica. No caso da Câmara Municipal de Touros, a presidente do legislativo assinou convênio com o Procon estadual, através da Fecam e vai também  oferecer os serviços do órgão à população.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*