2017-10-17-PHOTO-00006118

Uma das principais ferramentas oficiais de auxílio no combate ao crime mantida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Disque Denúncia 181 ganhou um novo número de WhatsApp.

A população agora pode repassar informações através do aplicativo pelo número (84) 98132-6057, sendo possível enviar, além das denúncias escritas, fotos, áudios e vídeos. Assim como o 181, o horário de funcionamento é das 6h até meia noite.

“Como o WhatsApp traz a possibilidade de envio de outras mídias, acaba ajudando o trabalho de investigação policial, facilitando na identificação de uma residência, por exemplo”, destacou o delegado Marcílio Bezerra, coordenador de inteligência da Sesed.

Assim como a ligação feita pelo telefone, a Sesed garante que a privacidade do denunciante será mantida. Os dados recebidos pelo atendente são enviados para o setor de inteligência das forças de segurança do Estado, que irá analisar a veracidade dos dados. Dependendo do teor do que foi repassado, os policiais que estão trabalhando nas ruas são acionados.

Segundo a Sesed, cerca de 500 denúncias são recebidas pelo serviço todos os meses, o que tem resultado em aproximadamente 20 prisões mensais – como de foragidos da Justiça e traficantes de drogas –, além da apreensão de drogas, armas e veículos.