DIA MUNDIAL DO SOLO É LEMBRADO PELA ONU

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), promoveu nesta sexta-feira, 5 (Dia Mundial dos Solos), o lançamento oficial do Ano Internacional dos Solos. No lançamento foram apresentados o Calendário de Eventos “2015: o Ano Internacional dos Solos”, além da palestra “A importância dos solos para a agricultura e a alimentação”, do pesquisador da Embrapa Cerrado, Lourival Vilela. Durante o ano de 2015, o Mapa e a FAO realizarão, em conjunto, uma série de eventos alusivos aos solos, abordando todos os aspectos técnicos relevantes para sua conservação.

CONGRESSO – O pesquisador José Araújo Dantas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), vai coordenar o 35º Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, em 2015, a ser realizado em Natal, de 30 de julho a 4 de agosto, no Centro de Convenções. O pesquisador é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo.

ANO – Em dezembro de 2013, a ONU aprovou, a partir de resoluções propostas pela FAO, o dia 05/dez como o “Dia Mundial dos Solos” e instituiu que 2015 será o “Ano Internacional do Solo“. Esta iniciativa oferece uma oportunidade para despertar para uma maior conscientização sobre a relevância do solo como base do desenvolvimento socioeconômico da sociedade, bem como das funções essenciais dos ecossistemas para uma melhor adaptação às alterações climáticas, ora em destaque no cenário mundial.

EMPARN – Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
– Assessoria de Comunicação –

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*