COM 100 MILITARES E 10 EMBARCAÇÕES, MARINHA REALIZA OPERAÇÃO VERÃO NO RN

porto

Coordenada pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, a Marinha do Brasil dá início neste sábado (13) à Operação Verão. As fiscalizações têm o propósito de minimizar acidentes náuticos como o que aconteceu em outubro deste ano no litoral Norte do estado, quando mãe e filha, uma mulher de 31 anos e uma menina de apenas 2, morreram afogadas após uma jangada virar durante um passeio na praia de Maracajaú. A Capitania ainda investiga as causas do acidente.

O objetivo da operação também é combater irregularidades e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. A operação se estende até o dia 15 de março de 2015.

Segundo a assessoria de comunicação do 3º Distrito Naval, a operação conta com 100 militares e 10 embarcações, incluindo lancha, moto aquática e botes infláveis. As equipes de inspeção verificarão itens como: habilitação dos condutores; documentação das embarcações; material de salvatagem, como coletes e boias salva-vidas; extintores de incêndio; luzes de navegação; lotação; estado das embarcações; entre outros itens.

As vistorias ocorrem em toda a área de jurisdição, priorizando pontos com maior incidência de acidentes, como as praias de Pirangi, Maracajaú, Pipa, Lagoa do Bonfim, Lagoa de Extremoz, Barra do Cunhaú, Tibau, Tibau do Sul e Porto do Mangue.

Na Operação Verão do ano passado, foram inspecionadas 2.318 embarcações, sendo 231 notificadas, 53 autuadas e 28 apreendidas.

Infrações graves
1 – Conduzir embarcação (lancha, motoaquática, etc) sem ser habilitado;
2 – Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica;
3 – Conduzir embarcação com excesso de passageiros.

Os 10 mandamentos da segurança no mar
1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube, Marina ou Condomínio;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber passe o timão a alguém habilitado;
8 – Mantenha distância das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e
10 – Não polua o mar e os rios.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*