Carnaubais lançará moeda própria hoje dia 09 de agosto

 

Luizinho_Cavalcante

CARNAUBAIS – Está definida para hoje, no interior da Câmara de Vereadores, a solenidade formal de lançamento da moeda social batizada de “carnaúba”, que terá circulação restrita ao território do município de Carnaubais. O acontecimento também registrará o lançamento solene do Banco Social, instituição que gerenciará a mencionada moeda.

O convite oficial é distribuído pela Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroextrativista de Carnaubais (Coopafac). Assinado pelo presidente da organização cooperativista, Givaldo Medeiros, o convite anuncia a realização da solenidade para as 16h30 de hoje. O acontecimento assinalará a materialização de um projeto sugerido pelo prefeito Luiz Cavalcante, “Luizinho” (PSB).

No entendimento do coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da administração local, Ademar Menezes, a proposta já é considerada exitosa antes mesmo de sua efetiva implementação.

Ele qualificou como elogiável a “ousadia” do chefe do Executivo em levar adiante tal projeto pioneiro. A gestora do projeto será a organização cooperativista. Ele fez questão de explicar que a “carnaúba” não será concorrente do real.

“Na realidade ela se configurará numa moeda complementar e com abrangência restrita exclusivamente ao território do município de Carnaubais”, esclareceu. Sua circulação comercial iniciará a partir de prestação de serviços.

Segundo Ademar Menezes, a moeda idealizada em Carnaubais terá valor paritário com o real. Para dar suporte à circulação da moeda foi institucionalizado o Banco Social, que garantirá, para cada “carnaúba” no mercado local, o equivalente em moeda nacional.

O coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Carnaubais disse que já é perceptível uma boa recepção do segmento comercial da cidade à proposta.

“Eu mesmo mantive contato com representantes de alguns setores estratégicos e pude perceber que mesmo se tratando de uma novidade a aceitação tem sido muito boa”, declarou. Ele considerou normal que haja certo ceticismo das pessoas, mas reiterou sua confiança no sucesso da empreitada.

 

Fonte: O Mossoroense

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*