Campanha Novembro Dourado alerta contra o câncer infanto juvenil

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto Juvenil (DNCCI) será no próximo dia 23

criança

O dia 23 de novembro é marcado pela luta contra o câncer infantojuvenil, em âmbito nacional, estadual e no município de Natal. Para lembrar a data e chamar a atenção de toda a sociedade para a importância do Diagnóstico Precoce a Casa Durval Paiva, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), a Liga Norte-riograndense contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago abraçaram a Campanha Novembro Dourado, que acontece em todo o Brasil, promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

Além de ampla divulgação da Campanha em diversas mídias, será realizada em Natal na próxima quarta, 20/11, das 15 às 17h uma panfletagem em pontos estratégicos da cidade: Av. Roberto Freire (em frente ao Nordestão); na rótula da Via Costeira; na Av.Romualdo Galvão cruzamento com Av.Amintas Barros e na Av.João Medeiros Filho (em frente ao Norte Shopping). Já no dia 27/11 vai acontecer a oitava edição do Fórum do Diagnóstico Precoce, voltado para profissionais da saúde, psicólogos, pedagogos, estudantes e interessados, na Associação Médica do RN, das 9 às 17h. As inscrições já podem ser feitas na Casa Durval Paiva ou pelo telefone 4006-1600, mediante a doação de uma lata de leite em pó.

QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o número estimado de casos novos de câncer infantojuvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados, e dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.  Um dos objetivos da Campanha é estimular ações educativas e preventivas, tornando conhecido ao maior número de pessoas os sintomas e os sinais da doença.

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os principais tipos de neoplasias na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Como não existe um exame complementar específico para o diagnóstico, os pais, professores, médicos, dentistas, entre outros profissionais que atendem crianças, devem estar atentos aos principais sinais e sintomas. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia.

O DNCCI

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto Juvenil (DNCCI), 23 de novembro, foi instituído pela Lei Nº 11.650, de abril de 2008, e visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer e apoiar as crianças, adolescentes e seus familiares. Na mesma data também é referendado o Dia Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil. No Estado, a Lei foi promulgada em março de 2008, através do Projeto do Deputado José Dias e no Município de Natal, foi instituída em 2009, por meio da Lei de autoria do vereador Hermano Morais. Ambas atenderam uma demanda social pleiteada pela Durval Paiva, quanto ao estímulo de atividades educativas preventivas, a promoção de debates e outros eventos sobre políticas públicas, bem como, ao apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças e adolescentes com câncer.

Programação do VIII Fórum do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Data: 27/11 (quarta-feira)

8h30 Credenciamento

9h  Abertura

10h – Urgências Oncohematológicas

Dra. Laurice Siqueira – Oncologista Pediátra/PE

10h45 – Coffee-break

11h  – Câncer Infantojuvenil: aspectos emocionais e atuação do psicólogo

Magali Cabral – Psicóloga da Casa Durval Paiva

12:00 – Almoço

14:00 – Identificação de crianças e adolescentes com suspeita de câncer: Uma proposta de intervenção

Maria Coeli – Enfermeira Natal/RN

Dissertação de mestrado

15h – Coffee-break

15h20 – Leucemia na criança com Síndrome de Down

Dra. Isis Magalhães – Oncologista Pedimétrica/DF

16h20 – Cuidando do Cuidador: Qualidade de Vida e Bem Estar através da Auriculoterapia

            Lady Kelly Farias da Silva – Terapeuta Ocupacional da Casa Durval Paiva

Fonte: JH

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*