ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MUTIRÃO NAS COMUNIDADES DE GUAMARÉ, OPORTUNIZANDO O ACESSO E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

DSC05665

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou ontem, dia 12 de Abril de 2016, junto as comunidades: Assentamento Umarizeiro, Nova Jerusalém e Assentamento Encruzilhada as primeiras ações do SUAS na Comunidade, em que esta iniciativa possui a finalidade de levar às comunidades de Guamaré/RN, os setores e serviços oferecidos pela referida Secretaria, a fim de promover o conhecimento e o acesso aos usuários, bem como torna-los protagonistas do próprio direito, fomentando assim o interesse pela participação social.

DSC05674
A Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Marisa Rodrigues da Silva fez a abertura do SUAS na Comunidade apresentando ao público presente que esta iniciativa possibilita orientações e o acesso aos mais diversos programas e serviços que a Assistência Social oferece aos seus usuários a nível municipal, levando em consideração as informações repassadas pela Vigilância Social que identifica aquelas pessoas, famílias que precisam ser incluídas no Sistema Único de Assistência Social com o intuito maior de garantir os direitos aos seus beneficiados.
Em seguida, o Núcleo de Desenvolvimento e Participação dos Adolescentes – NUCA, apresentou ao público uma Peça Teatral: “Campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti” a qual possuiu a finalidade de abordar o combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e Zica como uma forma de prevenir através de informações, e orientar através de situações do dia a dia os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito causador das doenças acima citadas.
NUCA realizam apresentação cultural de conscientização sobre as doenças causadas pelo Mosquito Aedes aegypti
Dando seguimento a programação, foi realizado o Fórum dos Usuários – Controle e Participação Social na Comunidade, em que a Sra. Juliana Bezerra, Coordenadora do ACESSUAS Trabalho, apresentou aos usuários um vídeo em que o mesmo abordou como funciona o controle social e a importância da participação da sociedade civil dentro dos Conselhos Municipais, e assim provocar a participação e o conhecimento dos anseios e problemas enfrentados pelos usuários das localidades presentes. Abrindo posteriormente para o debate, e em seguida foi realizada a escolha de dois representantes de cada localidade escolhidos democraticamente pelos usuários do SUAS presentes no evento para participação do II Fórum do Selo Unicef.

CRIANÇAS DOS SCFV NO CINE BEBÊ
O intuito deste momento, foi expor para os usuários as resoluções dos Encontros Preparatórios – 2014 e Pré Fóruns Comunitários realizados no ano de 2015, vislumbrando os problemas e os avanços alcançados no âmbito da politica social de Assistência Social em nosso município e assim, possibilitar o Controle Social na comunidade.
NUCA realiza peça teatral sobre direitos socioassistenciais e os meios de acesso a tais direitos.

Ao final do Fórum dos Usuários, o NUCA apresentou a 2ª Peça Teatral “Os Direitos Socioassistenciais”, está apresentação teatral objetivou repassar aos usuários do SUAS o conhecimento dos programas e serviços oferecidos pela Assistência Social no município de Guamaré.

Com informações do Selo Unicef Guamaré
Siga no Instagram:

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*