Alunos do Curso de Medicina realizam ação para promover o conhecimento sobre Saúde Mental

ufrn

Por Marcos Neruber

Jornalista-CB/UFRN

 

Na última quinta-feira (27/08) os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveram no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências (CB) uma mesa redonda com vários profissionais da saúde para debater e tirar dúvidas sobre saúde mental no âmbito universitário.

O Projeto intitulado “BeHappy” faz parte da Ong IFMSA, presente em diversos países. A mesa redonda, evento de abertura deste projeto, contou com profissional de psiquiatria, farmácia, nutrição, psicologia e educação física.

Segundo um dos organizadores do evento, o aluno de Medicina, Igor Papa, o projeto teve início após ser observado no cotidiano e confirmado em diversas pesquisas que os níveis de depressão no curso que está estudando são preocupantes, entretanto, o projeto não se limitou apenas a essa área, porque essa realidade também se estende para todo universo acadêmico. “Ansiedade, cansaço, medo, insônia, dor de cabeça e outros sofrimentos psíquicos são muito comuns na universidade e, portanto, essa abordagem é muito rica para os estudantes” destaca Igor.

Dentre os assuntos debatidos estavam: Dormir pouco é solução para tirar nota boa? O almoço que eu troco por um lanche faz alguma diferença? Tenho dor de cabeça constante, teria algo a ver com a faculdade? Será que daria tempo de eu sair com meus amigos ou tenho de estudar mais? Se eu tomasse certo remédio pra diminuir ansiedade, meu problema seria resolvido? Os profissionais presentes esclareceram essas e outras dúvidas dos mais de 30 alunos presentes.

O projeto continuará com outros eventos que ocorrerão ao longo do semestre que visam a promoção de saúde mental e, consequentemente,  melhoram a qualidade de vida com diminuição ou prevenção dos sintomas citados anteriormente.

Outras informações, basta acessar a página do “BeHappy” no Facebook:https://www.facebook.com/pages/BeHappy/1109357735756493?fref=ts

Caso você seja universitário e tenha interesse em participar, contacte a página, ainda que o período de inscrição já esteja esgotado.

A IFMSA

A IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students Associations of Brazil) é uma ONG composta por estudantes de medicina do país inteiro. As atividades desenvolvidas promovem a saúde nas áreas de Saúde Pública, Saúde Reprodutiva, Direitos Humanos e paz, além de promover a educação médica através de eventos científicos, treinamentos, intercâmbios nacionais e internacionais, pesquisa e outros.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*