Agentes encontram túnel em pavilhão reformado em Alcaçuz

TUNEL

Pouco menos de duas semanas após o fim da reforma do pavilhão 4 do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, um túnel já foi encontrado no local. O acesso à área externa do presídio ainda não estava concluído e, com isso, não houve fugas. Atualmente, 226 presos cumprem pena no pavilhão

Durante a onda de rebeliões nos presídios do estado, os presos destruíram todos os pavilhões de Alcaçuz. O Governo do Estado iniciou a recuperação da unidade e o primeiro a ser entregue foi o pavilhão 4. Contudo, em exatos 13 dias após o fim da obra, o novo túnel foi encontrado.

O acesso estava sendo aberto de dentro de uma das celas até a área externa atrás do pavilhão. Ao todo, o túnel tinha seis metros de profundidade e já tinha 10 metros de comprimento, chegando próximo ao muro que cerca a maior penitenciária do estado. Porém, os agentes penitenciários descobriram o acesso antes da conclusão.

Segundo o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Franco, o túnel foi encontrado durante uma inspeção de rotina realizada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) dos agentes penitenciários, BPChoque e com o uso de cães. No interior da cela, os agentes encontraram areia, pás improvisadas, cordas usadas para puxar os baldes com terra e também uma luminária, possivelmente utilizada durante as escavações.

De acordo com a COAPE, os presos permanecerão no pavilhão 4 mesmo durante as obras para tapar o túnel porque não há outro local para custodiá-los dentro da unidade.

Após quase dois meses em reforma, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) liberou o Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, destruído em março. A última vistoria no prédio ocorreu na tarde da sexta-feira, 15.

No pavilhão foram realizadas revisão e substituição de telhas danificadas, recuperação das grades, recuperação das 165 camas de concretos em em 15 celas, pintura de todo o prédio (parte interna e externa) e instalação de concertinas.

TN

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*