12 de outubro dia da padroeira do Brasil

santa

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, populamente  conhecida por Nossa Senhora Aparecida é a Santa Padroeira do Brasil, venerada pela igreja católica. No dia 12 de Outubro, celebra-se o dia da Santa Padroeira do país, sendo feriado nacional no Brasil desde 1980. A Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria. Esta está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como surgiu a Santa Padroeira do Brasil.

Segundo o Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e o Arquivo Romano da Companhia de Jesus de Roma, em 1717, os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, que naquela época era chamado de rio Itaguaçu. A certa altura, jogaram a rede e esta trouxe-lhes uma santa, mas sem a cabeça. Jogaram mais uma vez a rede, um pouco mais abaixo e, desta vez, veio a cabeça que faltava à santa. Depois de encontrarem esta santa, os peixes vieram em abundância. Este foi considerado o primeiro milagre da santa. Os pescadores limparam a santa e viram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, com uma cor escura. Durante os restantes 15 anos, a imagem da santa permaneceu com a família de Filipe. Este pescador passou a ser alvo de orações de toda a comunidade. À medida que os milagres da santa se espalhavam, a devoção da comunidade também aumentava. A família do pescador construiu um oratório, para abrigar os fiéis, que cada vez mais aumentavam de número. O vigário de Guaratinguetá, por volta de 1734, mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber os seus fiéis. A imagem passou assim a ser chamada de Aparecida e deu também o mesmo nome à cidade.

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*